…E foram contos contados em Évora.

 
Évora é uma daquelas cidades de Portugal onde se respira um ar diferente. Quando cheguei à cidade havia vida nas ruas, impressionante. Sentia algo diferente, mais aberto, mais caloroso, mais… comecei a pensar qual seria a razão… e cheguei à conclusão que era a luz. O alentejo tem uma luz diferente dos outros lugares.Depois, Évora é uma cidade lindíssima.
Bem, deixemos a cidade e passemos ao que me levou lá. Às 18h tive a sessão na livraria "Sons das Letras", um espaço muito simpático, uma daquelas livrarias que apetece ficar, sentar, ler, descobrir, vaguear.
Contei 3 contos, sozinho. O público composto por pais e filhos, irmãos, avós e netos ficaram atentos, levados pelas palavras.
O Jorge Serafim só apareceu às 19h10. Não lhe foi possível chegar mais cedo.
Depois desta sessão fomos jantar onde conversámos imenso. Os nossos pedidos para o jantar foram servidos em tamanho XXL. O bife do Serafim enchia todo o prato com a guarnição em cima. A minha açorda veio numa terrina enorme. Dava para mim e mais duas pessoas. Enfim, a arte de muito bem servir em Évora.
A sessão de contos da noite foi numa Sociedade Harmonia Eborense. Adorei o espaço, edifício antigo, muitas salas. Depois, as pessoas, gente jovem, ambiente de bar, boa onda. Exposição no corredor, bar, esplanada em varanda interior… e tudo isto no centro da cidade!
A sessão correu bem, apesar de a afluência de público não ter sido a esperada. Férias da páscoa, muita gente a sair da cidade.
Mas criou-se um momento bom, houve magia, houve brilho nos olhos, houve emoção no ar. Confesso que comecei um pouco a medo, mais contido, mas depois, dei o meu melhor para levar as palavras ao coração dos presentes… e pelos comentários no final, penso ter chegado lá.
 
Voltarei a Évora nos próximos dias 26 e 27 de Maio para participar no II Encontro Internacional de Narração Oral. 
Anúncios

5 Responses to “…E foram contos contados em Évora.”


  1. 1 Indy 16/04/2006 às 23:05

    Bruno, bem vindo de volta! É, Évora é uma cidade com vida, onde há gosto pela conversa e pela cultura. Está cheia de gente a germinar ideias e projectos, e que gosta de escutar. E claro, a boa açorda alentejana! Ainda bem que tudo correu de forma agradável. A ver se em Maio consigo ir ver-te lá. Abraço.

  2. 2 Indy 16/04/2006 às 23:08

    Ah! E as fotos que escolheste de Évora! Lembram os castelos dos contos
     de fadas!

  3. 3 Unknown 18/04/2006 às 14:47

    Conheço bem o espaço de que falas. Um assombro, com mais de 100 anos de vida! E então, no terraço, em noite estrelada e quente, é uma experiência inesquecível. Mas do que gosto mais é da preocupação na oferta cultural; entre nós, mais a Sul, os bares são mesmo para "esquecer".

  4. 4 Bruno 18/04/2006 às 22:09

    Pois tens razão, falta realmente um espaço onde o pessoal se possa encontrar, beber um copo, conversar e assistir a um pouco de arte, quer através de exposições, de sessões de contos, de teatro, poesia, enfim… Como o Espaço Aparte! Onde pára ele? Tenho saudades, confesso…

  5. 5 Bruno 20/04/2006 às 19:28

    Estas foto de Évora encontrei-as na pesquisa do google. Eu já conhecia Évora e realmente é uma cidade linda, mas estas fotos realçam a sua beleza. Os meus parabéns ao anónimo que as tirou. 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Arquivo

Calendário

Abril 2006
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Eu no Twitter

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 5 outros seguidores


%d bloggers like this: