As Últimas novidades de Bruno Batista

 Dei Workshop em Loulé!
 
Estive na Biblioteca de Loulé no passado dia 11 de Maio a dinamizar um workshop intitulado "A Arte de Contar". O grupo de 14 participantes no workshop foram fantásticos. Muito disponíveis para os exercícios, com muita criatividade e já com um grande à-vontade a contar.
Nestes workshops, pretendo pôr os participantes a experimentar coisas, a aprender uns com os outros, a critícar e a receberem a crítica sempre de uma forma construtíva. Acredito que deste modo activo se aprenda mais do que uma exposição da minha parte dos meus conhecimentos. Ninguém sabe tudo. Estamos todos a aprender. Os workshops servem para que um grupo se reúna e, sob comando de um dinamizador/animador, troque ideias, conviva e aprenda.
Da minha parte saio sempre mais rico e mais cheio pois, para além de tornar presente o que tenho aprendido, aprendo com os participantes.
 
 
 
 Prova superada!
 
 
Têm sido muitos os desafios com que me tenho deparado. Tenho andado um pouco cansado, confesso, com tantas coisas diferentes para realizar. Mas quando tudo corre bem, sentimo-nos vitoriosos.
 
O Encontro com o escritor José Eduardo Agualusa foi ontem na Biblioteca de Lagos, tal como anunciei em post anterior(mais informações aqui). Os dias que se antecederam foram de alguma ansiedade. Estive a preparar o conto do novo livro infantil dele, intitulado "A girafa que comia estrelas". Em qualquer conto de autor, eu tento não fugir muito ao que é escrito, logo, tenho de o decorar. Ao contrário dos contos tradicionais, de ninguém e de todos nós, os contos de autor são de alguém e por isso devem ser respeitados e seguidos o mais fielmente possível. No entanto, torna-se irresistível não dar um cunho pessoal à forma de contar, ou acrescentar um ou outro pormenor.
Ontem, contei então pela primeira vez, a história da Girafa que comia estrelas. A primeira vez que conto uma história trabalhada recentemente, sinto que ela sai-me crua, um pouco atabalhoada. Depois, com a continuação, a história vai ganhando um espaço e uma identidade própria. Com esta história isso não aconteceu. Saiu-me muito bem, fluente, viva, com ritmo. E o seu efeito fez-se sentir no público que adorou o conto.
Parabéns ao José Eduardo Agualusa que o criou. Os seus contos infantis são óptimos para serem contados.
Para além deste conto, contei os já conhecidos contos "A Menina que queria ser uma maçã" e "Sábios como Camelos".
Antes da sessão, jantei com o Bibliotecário, um representante da editora, a orientadora do Clube de Leitura de Lagos e o escritor onde conversámos um pouco sobre a literatura, sobre viagens, sonhos e anjos…
Agualusa disse-me que, desde criança, intriga-o o facto de existirem anjos e terem asas.  É que, se têm asas, põem ovos, logicamente!
No final da noite, ofereceu-me o livro "A girafa que comia estrelas" com uma dedicatória. Vi nos seus olhos que gostou de ouvir-me contá-lo.
Fico feliz.
 
Portugal - Algarve - Monchique - Termas de Monchique"Cria Contos" em Monchique
Até ao fim do mês de Maio, estarei em Monchique a desenvolver com os 5ºs e 6ºs anos o atelier "Cria Contos". Tratam-se de exercícios de criatividade para criação de pequenos contos e de desenvolvimento da imaginação e processo criativo.
0 Responses to “As Últimas novidades de Bruno Batista”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Arquivo

Calendário

Maio 2006
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Eu no Twitter

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 5 outros seguidores


