Reportagem Palavras Andarilhas 2006

Overdose de Palavras!!!!!
Três dias a chutar para a alma!
 
 
Foram muitos os que estiveram nas Palavras Andarilhas mas, a história que eu vou contar só eu e algumas testemunhas puderam saborear.
Tudo começou com uma boleia por mim dada no dia 20 de Setembro. Beja era o destino. Na mala do carro um vazio por encher com livros, palavras e sonhos. Ir a Beja tornou-se uma dependência, uma necessidade crescente para aguentar um ano de trabalho com palavras.
Quando chegámos, o céu entristecia-se por razões desconhecidas. A pendura "emboleiada" seguiu o seu caminho e eu o meu. Dormi apressado pois o dia seguinte esperava-me. A manhã apresentava novamente um rosto triste e com lágrimas prestes a cair. Pensei "mas não devia o céu de Beja alegrar-se com as Palavras Andarilhas?"
Este ano nas Palavras Andarilhas fui às escolas das freguesias. Na primeira paragem, Escola EB1 das Neves encontrei-me com 2 grupos. O da manhã, cheio de "pequenos rebentos de gente", receberam as histórias como um presente mágico. Ficaram fascinados. As educadoras não queriam acreditar que os seus meninos reguilas se tivessem portado "tão bem". O grupo da tarde, já mais "crescidote" deu um pouco mais de trabalho. No entanto, correu às mil maravilhas. Regressei às "Palavras". Pelos corredores encontra-se Portugal de lés-a-lés. "Olá, estás bom?", "Há tanto tempo…desde o ano passado, como estás?". O mais curioso é ver gente do mesmo local só encontrar-se nas Palavras Andarilhas.
No segundo dia o sol começou a sorrir e eu rumei a Beringel no carro do Sr. Presidente da Junta. Pelo caminho falou-se de Beja, do desenvolvimento da Freguesia e do seu projecto de transformar o antigo mercado, situado no centro da vila, num pólo cultural. Achei uma excelente ideia. Se lá morasse votava nele.
Na escola as professoras esperavam-me com tanta alegria como os míudos…ou mais…não sei. As duas sessões correram muito bem. Deixei-os cheios de Palavras. Entre sessões houve tempo para um simpático coffebreak.
De volta ao coração das Andarilhas, participei em dois ateliers. No primeiro, com Paulo Condessa, viajei pelos meus sonhos em exercícios de relaxamento e lutei e brinquei com a minha sombra numa tentativa de respirar palavras. No segundo atelier comecei a sentir-me esquisito. O nome do atelier era "Contos no Hospital" com Bia Quintela. Não sei se foi do título do atelier, se foi de tantas Palavras durante 3 dias, o que é certo é que fiquei com febre. No atelier falou-se da importância das histórias para as pessoas doentes. Eu fiquei baralhado. É que o que lá se contou não me ajudou. Passada uma hora eu estava pior. Fui à Farmácia. Comprei medicamentos. Chamei pela minha mãe…e não é que apareceu logo. As mães sentem realmente os seus filhos. Tinha ido passear a Beja, vejam só.
Aguentei-me mais ou menos até à noite. Para melhorar um pouco pensei em ir à mala do carro buscar uma história dos inúmeros livros que entretanto já tinha comprado, mas lembrei-me que à noite havia sessão de contos e eu, medicado e com contos, ficaria melhor.
À noite, durante a sessão, comecei a tremer tanto, tanto, tanto que, quando me levantei para ir embora quase custava a andar. Foi com dificuldade que cheguei ao quarto, tomei os comprimidos e deitei-me. Durante algum tempo julgo que delirei. As palavras surgiam-me à velocidade da luz. Na minha cabeça, pensei no que iria escrever aqui, imaginei uma peça de teatro completa, várias crónicas, livros inteiros, teses….
Enfim, agora que escrevo isto já estou bom, mas recordando esses dias sinto como se tivesse tido uma overdose de palavras que à noite, com a frebe, se amontoaram na minha cabeça. Tive quase 40 de febre, foi uma infecção na garganta resultado das emoções instáveis do tempo. No entanto valeu a pena.
 
Já começo a contar os dias para as próximas Palavras Andarilhas! 
 
0 Responses to “Reportagem Palavras Andarilhas 2006”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Arquivo

Calendário

Outubro 2006
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Eu no Twitter

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 5 outros seguidores


