Hoje faço anos…

Há 27 anos que cá estou…
 
 
Hoje faço 27 anos. Todos os anos, pelo meu aniversário, faço um balanço do que tem sido a minha vida. Até aqui, tenho feito uma reflexão muito pessoal. Mas hoje resolvi partilha-la.
 
Quando tinha 17 anos, sonhava e vivia os sonhos intensamente. O mundo da imaginação era o meu refúgio. Acreditava que podia contribuir para um mundo melhor, fazer despertar nas consciências de todos a humanidade e o amor fraterno. No entanto, todos à minha volta apontavam e evidenciavam a minha insignificância. Pensei que, quando crescesse as coisas mudassem. Para isso estudei, licenciei-me, vivenciei experiências, tomei decisões, cresci e amadureci. Sou hoje licenciado em animação, tenho conhecimentos e ferramentas para trabalhar com pessoas e grupos humanos. No entanto, todos continuam a desvalorizar a minha formação. Tenho 10 anos de experiência teatral com vários workshops com os melhores formadores do país, no entanto, todos continuam a achar que não sou actor, tenho desenvolvido projectos interessantíssimos ao nível da promoção do livro e da leitura, da animação, quer em Portugal, quer no estrangeiro, mas ninguém se interessa por eles. Evolui muito. Sinto-me com capacidades. Neste momento trabalho só na área da tradição oral, no entanto muitos continuam a achar que não sou profissional. Não ando a evidenciar-me, a puxar os meus galardões como muitos o fazem. Sei que não é por aí…
Até aqui tenho feito ouvidos moucos a quem circula à minha volta. No entanto, no meu interior há uma revolta. Aqueles que me inferiorizam e evidenciam a minha insignificancia apenas o fazem para esconder a sua. Somos todos seres humanos cheios de vivências diferentes e todas elas interessantes. Não existe ninguém superior a ninguém. O que é afinal ser profissional? Ter um curso? Eu tenho-o! Trabalhar somente nessa área? Eu trabalho! Ser bom profissional? Eu esforço-me e sei que estarei sempre a aprender, por isso não paro! "És demasiado novo" dizem-me outros. Oiço isto há 10 anos. Mais um pouco e terei 30 anos. Quando é que serei velho o suficiente para ser levado a sério?
No entanto, têm sido essa pequena revolta que me faz rir de mim e dos outros e continuar a avançar na minha caminhada. Sou uma pessoa com uma atitude muito positiva, mas sei que, se não fosse assim, com tanta "pancada" já tinha ido abaixo.
Eu olho os outros e vejo alguém igual a mim e, nem mesmo aquele que se diz mais superior e sabedor mete-me medo. Respeito-o se ele me respeitar. Todos temos valor, tanto o que estudou até ao que cava a terra e tem tanto para ensinar. Quando conheço alguém e alguém conhece-me pela primeira vez, ambos desconhecemos o percurso um do outro e isso coloca-nos logo em pé de igualdade e a coisa que eu mais detesto é quando alguém no primeiro contacto com outro tem a necessidade de puxar dos seus galões…Os verdadeiros sábios não se evidenciam, valorizam os outros e partilham a sua sabedoria. São humildes e sábios o suficiente para reconhecerem a sua fragilidade e insignificância no mundo. 
O que vejo à minha volta é um bando de pseudo-sabedores que lutam para se colocarem em bicos de pés e falarem com o seu umbigo, fingindo que são alguém. E o pior é que há gente que acredita. Somos realmente um país de gente armada em chico-esperto. Tenho pena que assim seja.
 
Hoje, o dia em que faço 27 anos, será mais um dia nesta minha caminhada. Nos últimos anos tenho feito algo que acredito ir ao encontro daquilo que sonhei e imaginei quando era mais novo. Conto para chegar aos corações de quem me ouve e fazer despertar a humanidade, pois acredito que os contos podem ser um instrumento para a paz mundial. E esta é a verdadeira animação, não a que entretem, mas a que pode mudar o mundo! 
 
3 Responses to “Hoje faço anos…”


  1. 1 Maria 04/10/2006 às 20:26

     Bruno! Antes de mais e mais uma vez: Parabéns! Parabéns pelo teu dia de aniversário e parabéns pela pessoa maravilhosa que és! Felizmente faço parte do conjunto de pessoas que sentiu toda a tua genialidade e empenho desde a primeira vez que te vi e ouvi. Nos primeiros segundos em contacto contigo percebi que eras uma pessoa fantástica e que sabia o que estava a fazer e como fazer! Foi a contar contos que te conheci, lembraste? Em Janeiro deste ano e desde então têm sido sempre estupendos os momentos em que posso estar, conversar contigo e partilhar experiências. Também tu me tens ajudado a crescer e por isso te agradeço muito e é sempre com enorme prazer e presença que absorvo todas essas oportunidades de aprender mais e mais. Somos muitos. Muitos. Mas por vezes não conhecemos logo os nossos amigos, porque precisamos desse confronto com os outros também para nos descobrirmos a nós mesmos. Quando começamos a ter verdadeira consciência de quem somos e do que queremos muitos do mesmo " clã" começam a aparecer como por magia. Para nos mostrarem que não estamos só, nem nunca tivemos, apenas fazia parte do caminho essa ilusão, para que pudéssemos experienciar a diferença. Por isso, escrevo-te tudo isto, porque sinto que te compreendo e tenho a certeza que muitos mais sentem o mesmo. Obrigada por existires e seres meu amigo. Desta tua amiga, Fátima.  

  2. 2 Bruno 04/10/2006 às 20:48

    Um grande beijinho para ti e obrigado pelo comentário. Este texto posso dizer que veio mesmo do interior de mim…que bom que tenhas compreendido. 🙂

  3. 3 Sara 09/10/2006 às 15:58

    NEM MAIS.. E QUEM ESCREVE ASSIM, ALÉM DE EU SABER QUE NÃO É GAGO,  INTELIGENTE É, COM TODA A CERTEZA. BEIJINHOS


Deixe uma Resposta

Arquivo

Calendário

Outubro 2006
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Eu no Twitter

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 5 outros seguidores


