Acção Pedagógica “Luzes na Escuridão”

Acção pedagógica da

Exposição "Luzes na Escuridão"

de Luís Vieira Baptista

Convento de S. José, Lagoa

Patente até 22 de Dezembro

 
       
 
Está patente no Convento de S. José, em Lagoa, uma exposição de pintura no mínimo curiosa. Da autoria de Luís Vieira Baptista e intitulada "Luzes na Escuridão", esta exposição está exposta numa sala totalmente escurecida. Aos visitantes é fornecida uma lanterna no início da exposição que os permite "descobrirem" as obras. Lido assim parece interessante mas posso garantir que viver no local é ainda mais interessante. De facto, a impossibilidade de olhar todas as obras quando se entra, leva-nos a uma visita diferente, quase que entrando nas próprias obras. No final da visita são acendidas as luzes da sala e, para espanto dos visitantes, a exposição ganha novos contornos, tornando-se numa outra exposição.
 
A minha ligação a esta exposição vai além da mera visita. Fui contactado pela Câmara de Lagoa para desenvolver uma acção pedagógica para as escolas. Depois de visitar a exposição e de "descobri-la", criei uma proposta de acção interactiva com os alunos. Assim, durante 30 minutos, os alunos são levados para o mundo da pintura onde os sonhos são transportados para os quadros e onde são descobertas algumas das várias camadas interpretativas das obras. Em palco, um pintor vai contando como se tornou pintor e quais foram as inspirações para pintar as obras que são projectadas numa tela.
Jogando com a luz, com o som e pequenos efeitos, pretende-se provocar diferentes sensações no público. Desde pássaros que saem da tela, a chuva que cai na sala, o vento e tempestade de que são feitos os pesadelos, aos cheiros da natureza, tudo acontece na sala, acompanhado de pequenas histórias que mostram uma possível leitura do quadro…
 
Até agora, as turmas que já estiveram na exposição reagiram muito bem. Os comentários na conversa que é tida com as turmas no final da acção dão provas de que os objectivos da acção foram atingidos, o que me deixa satisfeito.
 
Para saber mais sobre o pintor Luís Vieira Baptista e a sua obra clique aqui! «««« 
 
 
 
Anúncios

0 Responses to “Acção Pedagógica “Luzes na Escuridão””



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Arquivo

Calendário

Novembro 2006
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Eu no Twitter

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 5 outros seguidores


%d bloggers like this: