Cá estão finalmente as novidades 

Pois é, para quem está familiarizado com o blog já reparou, com certeza, nas novidades. Com as novas funcionalidades do Spaces onde tenho alojado o blog, o destaque do mês vai aparecer com maior evidência, como é o caso do artigo multimédia "Abraços grátis".
Além disso, para quem tem sentido dificuldades em pesquisar no blog, incluí um motor de pesquisa para que, encontrar qualquer artigo no blog seja uma tarefa mais fácil.
Para além disto, deixo aqui dois projectos a desenvolver no ano de 2007.
O conceito é simples mas muito interessante numa altura onde todos procuramos receitas fáceis e rápidas para tudo!
O que se pretende é juntar as pessoas, estimular a convivência e deixar a semente para que outras noites semelhantes aconteçam sem a ajuda exterior dos contadores.
Nessas sessões, os contadores também farão uma recolha de histórias familiares das casas visitadas.
Brevemente mais pormenores. Aguardo comentários às ideias.
Anúncios
Olá Bruno!
Queria dar-te os parabéns pela ideia subjacente ao projecto "Contos ao domicílio".
As leituras em contexto espontâneo (nomeadamente nos meios familiares) não terão porventura, hoje em dia, o vigor de outros tempos, em que a oralidade desempenhava um papel central na transmissão intergeracional de sabe(/o)res, sonhos e visões do mundo.
De facto, além das suas dimensões lúdica e formativa, esses serões tinham uma importante vertente funcional, permitindo uma aproximação e fortalecimento das redes e laços de solidariedade social existentes entre familiares, vizinhos, conhecidos, curiosos e, às vezes, até forasteiros.
Penso que a tua ideia persegue também esses objectivos, o que é muito louvável, além de permitir ainda recolher e compilar (para depois reinventar e recontar, pois "quem conta um conto acrescenta-lhe(/se) (n/)um ponto) literatura oral no Algarve – trabalho esse que é importante empreender com rigor, paciência e de forma sistemática.
Aliás, no Algarve há vários exemplos de instituições/projectos de investigação que se têm debruçado sobre a vertente das recolhas, estudos e publicação das tradições orais, nomeadamente o Centro de Estudos Ataíde Oliveira (da Universidade do Algarve), o núcleo da Casa da Cultura António Bentes (de S. Brás de Alportel), a equipa do Prof. Ruivinho Brazão, o Dr. Hélder Raimundo, o Prof. Rui Jerónimo e o seu Grupo Musical de Santa Maria, vários agrupamentos de música tradicional (como as Moçoilas, o Erva Doce, entre outros), a própria Associação Ideias do Levante e alguns outros…
Este teu projecto permite, assim, aliar, "in loco", a recolha à transmissão, quer solicitando a voz dos informantes, quer tornando-os também ouvintes, criando assim um intercâmbio de vozes e de "ouvimentos" (perdoa-me o neologismo) que é fundamental para a preservação e divulgação da chamada literatura oral tradicional.
Além do trabalho valioso feito pelos contadores de histórias sobretudo em bibliotecas, prisões, hospitais, IPSS\’s e escolas, muito dele baseado em textos orais que foram compilados em livro ou (re)criados por algum escritor baseando-se na literatura oral, de facto é igualmente importante retornar (não de forma nostálgica e saudosista, mas sim de forma reinventada) às origens, "devolvendo" aos serões tradicionais, às lareiras das casas, a sua herança de muitos séculos, de muitos ouvidos e bocas que comungaram de estórias que conseguiram resistir ao tempo – no fundo, reevocando para inquietar e "contagiar" saudavelmente… (um dos nossos papéis na vida não será precisamente esse mesmo?…)
Boa sorte e um abraço
Paulo Pires
"De facto, além das suas dimensões lúdica e formativa, esses serões tinham uma importante vertente funcional, permitindo uma aproximação e fortalecimento das redes e laços de solidariedade social existentes entre familiares, vizinhos, conhecidos, curiosos e, às vezes, até forasteiros."
PP
"Serão sempre dois contadores a dinamizar as sessões ao domicílio e, para que isso aconteça, a família da casa em questão terá que convidar familiares, vizinhos ou amigos e recebe-los em casa, oferecendo chá, café e bolinhos."
BB
Ideia de regressão!!!!! Será?????? Bruno ideia do levante brilhante!
Força…e muita imaginação (é o que nunca faltará).