Os Maias no Trindade

Bruno Batista de volta ao Teatro
Figurante na peça "Os Maias no Trindade"
De 5 de Fevereiro a 26 de Abril
Teatro da Trindade, Lisboa
 
   
 Fotos de Clementina Cabral
 
Mais uma peça no Teatro da Trindade, mais uma experiência, mais uma aventura no mundo do teatro. Estou radiante em voltar a trabalhar com actores da peça "O Dia das Mentiras" na qual entrei como actor. São actores excelentes com os quais tenho aprendido muito mas também bons companheiros. O ambiente de trabalho é muito bom. Além disso voltei a ter como encenador Rui Mendes e com a equipa fantástica do Teatro da Trindade. Sinto-me bem, sinto-me em casa, rodeado de pessoas que amam o teatro.
 
Mais uma vez os ensaios foram cansativos mas os aplausos da estreia compensaram o esforço. O espectáculo está muito interessante e tem arrastado multidões ao teatro da trindade à procura de bilhetes, principalmente escolas, uma vez que a obra de Eça de Queiroz é leitura obrigatória no ensino secundário.
 
A minha participação na peça resume-se à participação no pequeno filme que dá início ao espectáculo, em algumas voz-off e como figurante, representando duas personagens. Brevemente darei mais pormenores sobre elas. por enquanto deixo algumas fotos, a ficha técnica e a sinopse da peça. Para saberem mais informações e até ouvirem algumas das músicas originais do espectáculo podem aceder à página do Teatro da Trindade.
 
»Ficha Técnica
Texto António Torrado
Encenação
Rui Mendes
Cenografia e figurinos
Ana Paula Rocha
Desenho de luz
Carlos Gonçalves
Direcção musical
Afonso Malão
Intérpretação
 Afonso Malão, Augusto Portela, Igor Sampaio, João Didelet, José Airosa, José Fidalgo, Luis Alberto, Luis Mascarenhas, Mário Jacques, Pedro Górgia, Rogério Vieira e Sofia Duarte Silva.
Figuração: Bruno Batista, Mário Rui e Henrique.
Produção Fundação INATEL/Teatro da Trindade

»Sinopse
Em 1867, o Teatro da Trindade abria pela primeira vez as suas portas, nascendo assim aquele que viria a ser, e permaneceu ao longo destes 140 anos, um dos mais importantes e belos Teatros de Lisboa.
Alguns anos depois, em 1888, foi tornada publica a 1ª edição de Os Maias, talvez o mais notável romance de toda a literatura portuguesa. Nele, o seu autor, Eça de Queiroz, imaginou uma significativa cena passada no Trindade. Foi esse o ponto de partida para a leitura que o dramaturgo António Torrado fez da obra, traduzindo assim em linguagem teatral o grandioso fresco da sociedade portuguesa do século XIX que, à data da sua publicação, constituiu um polémico escândalo, pela autenticidade da denuncia de uma colectividade apagada e pretensiosa, por vezes reles, por vezes ridícula.
É um vasto friso de tipos caricaturais que nos surgem em forma de crónica de costumes, servindo de pano de fundo à trágica historia amorosa de Carlos e Maria Eduarda, que, com a companhia da excentricidade de João da Ega, projecção do próprio autor, constituem o trio central do drama a que Eça deu o sub-título de Episódios da vida romântica.
O espectáculo que agora se apresenta no Teatro da Trindade, com encenação de Rui Mendes, permanecendo embora fiel às características originais do romance, não deixa de sublinhar a flagrante actualidade que se desprende da mesma. Será que, nos aspectos essenciais da sociedade portuguesa, mudou assim tanta coisa nos últimos cento e tal anos?
Este espectáculo poderá contribuir para esclarecer esta dúvida.
Anúncios

1 Response to “Os Maias no Trindade”


  1. 1 paulo 11/02/2009 às 12:36

    Olá amigo Bruno.Estou aqui mais uma ver para te agradecer.Muito obrigado pela noite que me propocionas te me ao teres me oferido o bilhete para a estreia da peça.Fiquei muito imprecissionada com a peça, gostei bastante e so de me lembras as duas hosa e tal k dura a peça ate me arrepio.Do fundo do meu coracao, tu estas muito bem como sempre…Ke deus te abencoe…Um enorme abraço, Paulo Santos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Arquivo

Calendário

Fevereiro 2009
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Eu no Twitter

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 5 outros seguidores


%d bloggers like this: