João Pestana na Biblioteca de Lagoa

Bruno conta história aos meninos que passaram a noite na Biblioteca

Foi no passado dia 23 de Julho que estive na Biblioteca Municipal de Lagoa para participar como contador na primeira e original actividade intitulada “João Pestana na Biblioteca”. A ideia foi proporcionar a um grupo de meninos e meninas leitores da biblioteca uma noite diferente na casa dos livros e da imaginação. A minha prestação seria receber os participantes e realizar uma sessão de contos.

Uns dias antes todos andávamos entusiasmados com a ideia (eu, as crianças, as funcionárias da biblioteca e até a própria bibliotecária). O grande dia chegou e pelas 21h já algumas crianças e pais estavam à porta da biblioteca carregados com sacos cama, almofada, pijama, enfim, tudo aquilo que seria necessário para uma noite confortável. Para completar esta sensação de conforto, algumas crianças trouxeram os seus ursinhos e amiguinhos de peluche para viver esta aventura.

Depois das despedidas dos pais (algumas difíceis pois era a primeira vez que os filhos não dormiam em casa), juntámo-nos todos no átrio principal da biblioteca e realizámos um jogo de apresentação para ficarmos a saber o nome uns dos outros e falar de algumas regras importantes para o bom funcionamento da iniciativa. As crianças estavam excitadíssimas com a aventura.

Seguimos para a sala infantil onde comecei a contar histórias de medo… depois da primeira história pedi para apagarem as luzes e, com lanternas e pequenas luzes, contei as histórias seguintes num ambiente intimista e mágico. A participação das crianças foi muito boa. Alguns com um bocadinho de medo, mas todos deliciados com aquilo que estavam a ouvir e a viver através da imaginação.

No final, as crianças beberam um leitinho com umas bolachas e foram para a sala polivalente, transformada em quarto. As crianças mais pequenas rapidamente foram apanhadas pelo João Pestana e adormeceram. Para as mais velhas, foi mais dificil. Algumas acabaram por revelar no dia seguinte que mal tinham conseguido adormecer.

Eu não cheguei a dormi na biblioteca. No entanto, na manhã seguinte voltei lá para dar os bons dias aos meninos e finalizar a actividade. A ideia era dar aos pais algum feedback da actividade e incluí-los numa sessão de histórias pela manhã.

Os pais foram chegando e quando estavam todos, contei duas histórias mais enérgicas, óptimas para começar o dia. Uma delas até exigia a participação de todos. Foi divertidíssimo e os pais participaram activamente. No final, estavam todos muito satisfeitos com a iniciativa. As crianças ainda receberam umas lembranças, entre elas uma foto tirada durante a actividade.

Eu adorei contar histórias às crianças à noite, antes de elas irem dormir. Afinal, é a altura certa para as histórias serem contadas. E a aventura de dormir uma noite na bilbioteca será de certeza uma coisa que elas não irão esquecer.

0 Respostas to “João Pestana na Biblioteca de Lagoa”



  1. Deixe um Comentário

Deixe um comentário




Arquivo

Calendário

Agosto 2011
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 5 outros subscritores